segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Lebre e a Tartaruga

«Ah, são répteis...». Pois é: são répteis, não. Por exemplo, o Verde, uma tartaruga que vive cá em casa, teve a audácia de me mandar comer a mim os minilagostins secos que lhe dei de almoço. Confesso que, na última vez que fui comprar uma embalagem de comida, reparei, mesmo na prateleira ao lado, numa outra marca, ainda por cima com desenhos muito mais engraçados e bastante mais barata. Não foi sem uns certos remorsos que me decidi a levá-la. E pensei: «É um réptil, é só um réptil, no fundo. Não vai reparar. Não vai dizer: "que merda é esta" enquanto cospe um camarão, nem "nunca mais cá venho" nem se ir embora». 
Pois não. Que seria. Desde então, tenho despejado cuidadosamente o que sobrava da última lata, a medo, tapando o rótulo com a mão, não fosse o diabo tecê-las. Hoje finalmente, acabou-se. E lá peguei na lata nova - aquela que até tem um rótulo mais engraçado - e despejei a dose diária de microgambas na micropiscina do Verde. Ele, que geralmente vem a correr de onde estiver, salta para dentro de água e desata a comer como se estivesse a sair de moda, cheirou, comeu um ou dois, voltou a sair e ficou no meio do chão a olhar para mim, com a cabeça bem levantada e uns olhos que só podiam estar a dizer: «era mais barata, não era, cabrão?». 
Isto dos répteis, afinal, tem muito mais do que encontra o olho. Percebi imediatamente que não se atravessa a grande noite da evolução das espécies sem uma pena, nem um bico, nem orelhas de burro para ter que gramar com marisco corrente. Tem razão, coitado. Amanhã vou lá buscar a outra lata. Mas como também sou torto, hei-de deitá-la toda na piscina. Espero que não se engasgue...

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que orrépteis atravessaram a grande noite da Evolução prescindindo de tudo menos do bom gosto. Acha que eles eram os chiques do amanhecer dos tempos? E que viviam na água e só adquiriam a anfibeidade para ir fazer sojourns a terra? E que quando as outras espécies mais pé-rapado andavam a deixar crescer pescoços e assim, diziam entre si: "credo, evoluir é tão arrivista"? É que eu acho que li isso em Darwin, algures...